CI

Certificação de Sementes será tema de Dia de Campo em MT

Participantes conhecerão o trabalho da Fundação Pró-Sementes


O Sistema de Certificação de Sementes Brasileiro será amplamente debatido, no próximo dia 28 de janeiro, durante o Dia de Campo da Fundação Pró-Sementes, na Fazenda Santo Antônio, em Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT). Na área de dez hectares onde será realizado o evento existem ensaios de pré e pós-controle, e os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de certificação de sementes.

“O dia de campo foi idealizado para mostrar a profundidade das nossas atribuições no papel de certificador de sementes e o nível de interação que as instituições podem ter através desse processo”, afirma o coordenador da fundação, Helton Fleck da Silveira.

De acordo com a lei nº 10711, que disciplina o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, desde 2003 a responsabilidade da certificação de sementes ficou a cargo de organizações privadas. A Fundação Pró-Sementes vem atuando desde 1999 nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Norte, prestando serviços para a agricultura, produzindo tecnologia e conhecimento com o objetivo de fornecer subsídios para melhorar o desempenho no campo.

Dentro das estratégias mais importantes está o programa de certificação de sementes em nível nacional, o qual a empresa é pioneira. ”Recebemos e conferimos a documentação dos campos de sementes, fazemos as auditorias, coletamos as amostras e encaminhamos a um laboratório credenciado que em Mato Grosso é o laboratório da Aprosmat, e em algumas culturas a Pró-Semente.

De acordo com o coordenador da Fundação, são mais de dez laboratórios de sementes credenciados em todo Brasil para melhor atender aos produtores. Fleck ressalta que a importância da certificação da semente, está ligada à multiplicação de material genético e comercialização.

“Esse processo se baseia no controle de gerações e no método de controle contínuo da qualidade em todas as etapas da produção. Esses procedimentos consistem em saber qual a origem das sementes, se elas são exatamente o que está declarado, se o comportamento no campo corresponde ao previsto e se a semente produzida nesses campos está dentro dos padrões legais. Após atendidos esses quesitos, o produtor poderá utilizar ou negociar as sementes sem problemas”, explica o coordenador.

PROGRAMAÇÃO - Na programação do Dia de Campo estão confirmadas as presenças do diretor da Fundação Pró-Sementes, Rui Colvara Rosinha; do vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e doutor em sementes, Elton Hamer, e do pesquisador da Fundação Pró-Sementes, Airton França Lange. Fleck destaca que público alvo do Dia de Campo, que terá diversas palestras (veja programação), é muito amplo. Responsáveis técnicos de empresas produtoras de sementes, os empresários do ramo, as instituições que estão envolvidas com o processo, os detentores vegetais (que possuem a genética das sementes), estudantes e demais empresas interessadas no tema estão convidados a participar do Dia de Campo, em Campo Verde.

Programação

7h30 às 8h - Inscrições
8h às 8h45 - Palestra: A Fundação Pró-Sementes e o programa de Certificação de Sementes. Palestrante Rui Colvara Rosinha diretor da Pró-Sementes.
8h45 às 9h15 - Palestra: Integração entre agente na Certificação após a nova lei de Sementes. Palestrante Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
9h45 às 10h - Palestra: Ocorrência de mistura varietal no campo e sua detecção em laboratório. Palestrante Elton Hamer vice-presidente técnico da Aprosmat.
10h às 11h15 - Palestra: Metodologia aplicada nas avaliações no Pré e Pós-Controle e acompanhamento prático nas parcelas de soja e algodão. Palestrante: Airton França Lange.
11h30 Almoço

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.