CI

Certificação do SENAR/MS beneficia mais de 400 produtores rurais em Figueirão

As capacitações promovidas foram de Formação Profissional Rural, Promoção Social e do programa Negócio Certo Rural


A aposentadoria como professora de matemática não impediu que Nunciata de Araújo encontrasse nos cursos do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural novas oportunidades de conhecimento. A educadora trocou a sala de aula pelas atividades da propriedade localizada no município de Figueirão e comemorou oito certificações realizadas ao longo do ano.

“Eu morava em Campo Grande com meus filhos e depois que aposentei voltei para auxiliar meu marido em nossa propriedade. Fiquei sabendo dos cursos pelo sindicato rural e aproveitei o máximo possível. O resultado é que hoje vou receber oito diplomas, o que me deixa muito satisfeita”, revela Nunciata.

A cerimônia de certificação foi realizada na última sexta-feira (10), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia, em Figueirão. No total, 436 pessoas foram qualificadas em cursos de FPR – Formação Profissional Rural, PS – Promoção Social e pelo programa NCR – Negócio Certo Rural que tem objetivo de estimular a melhoria da gestão nas propriedades rurais por intermédio da capacitação e com foco no empreendedorismo.

De acordo com o superintendente regional do SENAR/MS, Rogério Beretta, o mérito dos bons resultados alcançados no município se deve em grande parte aos participantes que demonstraram desejo de melhorar suas atividades. “A missão de nossa instituição é levar até o trabalhador e produtor rural ferramentas que irão contribuir com o seu trabalho. Por isso vocês estão de parabéns, por acreditarem na oportunidade e buscarem o conhecimento”, observa.

O presidente do sindicato rural, Sérgio Luís Faria avalia que as pessoas que se capacitaram conquistaram um diferencial no mercado de trabalho local. “Vocês estão ‘um passo à frente’ de quem não se qualifica, por isso estão aqui hoje celebrando uma conquista que fará parte de suas vidas. Contem sempre com o apoio do sindicato no que se refere ao aperfeiçoamento do seu negócio”, pontua.

Visão do mercado – O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin prestigiou o evento e destacou o papel do SENAR/MS e do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS no desenvolvimento da mão de obra da região. “Nosso município tem como principal atividade a pecuária de corte e possui alta tecnificação na produção, pois, as propriedades possuem foco no profissionalismo e produtividade. Diante deste cenário o Senar e a Famasul atuam de forma assertiva ao levar qualificação de acordo com a cadeia produtiva de cada localidade”, considera.

Rosalin acrescenta que o empregador está atento com as exigências do mercado e procura colaboradores que tenham experiência e conhecimentos comprovados. “Antes de contratar, o produtor observa o currículo do funcionário e irá escolher aqueles que estão preparados para atender as demandas das empresas. Os cursos do SENAR/MS são sinônimo de qualidade e serão considerados no momento da admissão”, conclui.

Outro concluinte que comemorou os certificados recebidos foi Jair Ferreira Rodovalho, produtor rural nascido na região. Ele conta que além de se qualificar está participando do programa ATeG Mais Leite – Assistência Técnica e Gerencial. “Fiz uns nove cursos todos voltados a pecuária de leite e comecei a receber a assistência técnica a menos de um ano. Estou satisfeito com os resultados, com o atendimento e verifico o quanto é importante buscar sempre reciclar os conhecimentos em nossa atividade”, complementa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.