CI

Certificação orgânica atinge 29 propriedades alagoanas

Grupo pertence a cooperativa que integra o arranjo produtivo local Horticultura no Agreste


Grupo pertence a cooperativa que integra o arranjo produtivo local Horticultura no Agreste


Agricultores do município de Arapiraca renovaram pela segunda vez, na quinta-feira (1), a certificação orgânica de sua produção. Agora, 29 propriedades alagoanas têm o selo, que representa respeito ao meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável.


O grupo certificado pertence à Cooperativa Terragreste, integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste. Dez propriedades estão localizadas em Santana do Mundaú, onde o foco é a produção de laranja lima, e 19 na região do Agreste, com cultivo de frutas e hortaliças.

Até então, apenas 17 agricultores haviam recebido a certificação, e a maioria da produção era comercializada de forma convencional, em feiras livres no município de Arapiraca e na Feira Agroecológica de Maceió, sem suprir a demanda por alimentos certificados. Com a nova inspeção, realizada em agosto deste ano, cresceu a chance de todos os 29 agricultores serem fornecedores para redes de supermercados de artigos com o selo orgânico.


Os produtos avaliados e atestados são aqueles tradicionais da agricultura familiar da região, como alface, acelga, brócolis, chicória, couve, escarola, espinafre, batata doce e feijão. “Essa certificação é muito importante para os produtores e para o mercado consumidor. Significa um diferencial na agricultura familiar”, define a coordenadora das ações do APL Laranja no Vale do Mundaú pelo Sebrae em Alagoas, Cristina Loureiro Strehl.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.