CI

Cesa interrompe ação em 2 unidades no RS

As unidades frigoríficas da Cesa em Caxias do Sul e Capão do Leão interromperam atividades por tempo indeterminado


As unidades frigoríficas da Cesa em Caxias do Sul e Capão do Leão interromperam atividades por tempo indeterminado. O fechamento busca a recuperação das câmaras frias com capacidade para estocar 16 mil toneladas. A desativação exigiu a retirada de produtos por clientes. O aviso de suspensão por 12 meses foi entregue ao Ministério da Agricultura na terça-feira. Desta forma, as unidades asseguram o registro do SIF mesmo sem operar. Segundo o chefe de Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa/RS, Marco Santos, o ministério não fez nenhuma exigência extraordinária que justificasse a paralisação.


Conforme o presidente da Cesa, Jerônimo Oliveira, a intenção é estancar prejuízos e sanar problemas, se antecipando ao risco de descredenciamento junto ao governo federal devido ao precário estado. Em 2010, o déficit operacional das duas unidades chegou a R$ 3 milhões. Um dos fatores, segundo o Estado, é que as unidades estão com ocupação média de 11%. O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, diz que buscará parceiros para elevar a taxa de ocupação. Paulo Rosa, um dos diretores do Sagers, teme que por trás desta interrupção esteja o fechamento definitivo das unidades, prejudicando trabalhadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.