CI

Ceticismo mundial sustenta soja do Brasil

Mercado ainda espera que anúncios de conversações entre EUA e China se materialize em compras


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a sexta-feira (1º.02) com preços médios da soja nos portos do país se elevando 0,30%, para R$ 77,31. Por outro lado, no interior, os preços tiveram alta menor, de 0,17%, elevando o preço médio oferecido pelas indústrias para R$ 72,37/saca.

“Com esperanças renovadas nas conversações entre EUA e China, as cotações da soja em Chicago subiram 0,27% nesta sexta-feira. Pouco, em relação a outras ocasiões em que subiram muito mais, mostrando um pouco de ceticismo por parte do mercado. A esta alta somou-se também a alta levíssima de 0,09% do dólar no Brasil e queda nos prêmios da soja nos portos brasileiros”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

FUNDAMENTOS

Os mapas climáticos atualizados hoje trazem a confirmação da chegada de chuvas para o Centro do Brasil a partir dessa semana, aponta a Consultoria AgResource: “O cenário estabelecido no atual momento é de seca e temperaturas elevadas para todo o Centro-Oeste e Nordeste do país. Entretanto, precipitações generalizadas estão programadas para a segunda semana de fevererio, reduzindo o atual estresse hídrico das culturas de verão ainda em desenvolvimento”. 

“No Centro-Leste da Argentina, a falta de chuvas também se alastra, proporcionando um cenário oposto, onde o período de estiagens é tido como benéfico, uma vez que o mês de janeiro trouxe índices pluviométricos intensos para a região argentina, sendo necessário a estabilização nos níveis de umidade no solo. O centro-oeste do Mato Grosso, todo o lado oeste de Goiás e o norte do MATOPIBA deverão receber totais entre 20-30mm acumulados entre 3-6 de fevereiro”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.