CI

CFM ressalta que vaca infértil converte lucro em prejuízo

A correta seleção das fêmeas destinadas à reprodução é essencial para o sucesso de um projeto pecuário


A correta seleção das fêmeas destinadas à produção de bezerros é essencial para o sucesso de um projeto pecuário. “Animais inférteis ou de baixa fertilidade convertem lucros em prejuízos e devem ser banidos do plantel”, explica Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da Agro-Pecuária CFM de São José do Rio Preto (SP).

A conta começa com a escolha das fêmeas que multiplicarão os plantéis. Se o pecuarista adquirir fêmeas com baixa fertilidade, a renda futura já está sendo prejudicada. “Somente por meio da avaliação genética podemos identificar o potencial produtivo para habilidade materna, fertilidade e precocidade sexual. Uma fêmea deve permanecer ativa no rebanho por, no mínimo, seis anos, gerando um bezerro por ano. Se isso não ocorrer, elas devem ser imediatamente descartadas”, enfatiza o coordenador de pecuária CFM.

Segundo Gabriela Giacomini, zootecnista da CFM, a reprodução dos animais é o fator mais importante a ser considerado pelos pecuaristas para detecção da infertilidade. Mas outras características também devem ser rigorosamente analisadas durante a seleção de uma boa fêmea, como índices genéticos, aprumos, estado nutricional, idade e sanidade.

Todas as fêmeas da CFM têm sua reprodução controlada e possuem avaliação genética completa com acompanhamento da sua produção. Tudo isso é feito para garantir que somente as fêmeas que geram bons bezerros permaneçam no rebanho. E para a CFM, bezerro bom é aquele capaz de se desenvolver e ganhar peso 100% a pasto. As informações são da assessoria de imprensa da CFM.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.