CI

CFMV lança publicação sobre as diretrizes nacionais para os PRMVs

Atualmente existem 20 programas reconhecidos pelo CFMV


O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou a publicação “Diretrizes Nacionais para Programas de Residência em Medicina Veterinária – Perfil Ideal Segundo a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária CNRMV/CFMV”. O documento se baseia na Resolução CFMV n.º 895 de 2008, o qual estabeleceu diretrizes nacionais reguladoras dos padrões de qualidade dos Programas de Residência em Medicina Veterinária (PRMVs). O lançamento foi feito durante a abertura do II Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo, SP.

A regulamentação e padronização dos PRMVs é uma preocupação antiga do CFMV. Por mais de 30 anos essa modalidade especial de ensino existiu sem padrões definidos. A primeira ação concreta de reconhecimento e cerificação foi feita por este Conselho, por um sistema de avaliação e acreditação voluntário para as Instituições de Ensino Superior (IES). Atualmente existem 20 Programas de Residência em Medicina Veterinária reconhecidos pelo CFMV, os quais podem ser consultados na página eletrônica do Conselho.

"Os PRMVs são conceituados como cursos de pós-graduação lato sensu que se caracterizam pelo treinamento supervisionado em exercício profissional, sob permanente acompanhamento e são destinados a Médicos Veterinários recém-formados", comenta o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.
Por meio da Resolução n.º 895 de 2008, o CFMV estabeleceu diretrizes nacionais reguladoras dos padrões de qualidade dos PRMVs. Estas normas surgiram devido ao esforço da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária, que, por cinco anos, avaliou o trabalho feito junto a diferentes instituições e criou um documento que traça o perfil ideal para o exercício da Residência.
 
O documento, com objetivo de orientação, detalha os padrões de referência para criação e manutenção dos Programas de Residência. Em sua organização, existem seis critérios fundamentais de avaliação: estrutura administrativa e organizacional; capacidade e qualidade de preceptoria dos docentes da instituição; projeto pedagógico; infraestrutura física das instalações para as atividades as quais os profissionais serão treinados; casuística dos serviços adequada para o treinamento e, por fim, organização e normas específicas de funcionamento.
 
Qualquer Universidade pode fazer a solicitação de reconhecimento de seus PRMVs ao CFMV (formulário no Portal CFMV). Após a candidatura, dois membros da CNRMV avaliarão in loco as Universidades sob a luz das regras definidas pela Resolução n.º 895. Em seguida, seu relatório é submetido à apreciação e aprovação da Plenária do CFMV. Os processos têm validade estipulada, que pode ser de até cinco anos.
 
Benefício – Para o Residente em Medicina Veterinária, participar de um programa que é acreditado pelo CFMV lhe garante maior credibilidade já que todo o processo de infraestrutura, casuística, orientação e organização foi avaliado. Além disso, algumas Universidades reconhecem o trabalho feito pelo CFMV. Como exemplo, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Botucatu, a carga horária cumprida em Residências reconhecidas pelo CFMV é automaticamente aceita como parte dos créditos para os programas de Mestrado e Doutorado. Outro exemplo vem da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Minas Gerais na qual para reconhecimento dos PRMV pelas Pró-Reitorias há necessidade de que estes sejam reconhecidos pelo CFMV.

As informações são da assessoria de imprensa do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.