Agronegócio

Chamada Pública seleciona projetos em Agroecologia e Sistemas Orgânicos

Chamada Pública nº 81/2013
Por:
1886 acessos
Foi lançada, nesta quinta-feira (26), a Chamada Pública nº 81/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para selecionar propostas de pesquisa, educação e extensão relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa da Chamada com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Educação (MEC).


A iniciativa tem como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo). Também faz parte do conjunto de ações previsto no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

“A partir desta Chamada vamos formar grupos de pesquisadores e alunos com trabalhos de pesquisa, ensino e extensão universitária junto às universidades públicas e institutos tecnológicos para avançarmos no fortalecimento da agricultura familiar, apoiando a implementação das políticas públicas voltadas a agroecologia, ao desenvolvimento rural sustentável”, ressalta o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.


O objetivo é que os projetos fortaleçam os Núcleos de Estudo em Agroecologia e criem novos Núcleos e Redes de Núcleos de Estudo em Agroecologia - iniciativas apoiadas pelo MDA. A ação visa também a implantação ou manutenção de um Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura e a criação de um Centro Vocacional Tecnológico.  O valor da Chamada é de R$ 30 milhões, sendo que o aporte do MDA é de R$ 15 milhões. O prazo para execução das propostas selecionadas é de 24 meses.

Quem pode participar?

Os interessados em apresentar projetos devem possuir título de mestre ou doutor, ter experiência em ensino, pesquisa ou extensão nas áreas de agroecologia e/ou produção orgânica e ser obrigatoriamente o coordenador do projeto. Além disso, o professor deve ter vínculo com a instituição de execução do projeto, que pode ser Universidade Pública (Federal, Estadual ou Municipal) ou Universidade que não seja pública sem fins lucrativos ou Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


Outros profissionais também poderão integrar a equipe do proponente na qualidade de colaboradores. A equipe deverá ser composta, em sua maioria, por professores e estudantes da própria instituição e outros profissionais de instituições parceiras. Deve possuir natureza multidisciplinar, envolvendo competências nas áreas de agroecologia, produção orgânica, desenvolvimento rural sustentável, educação popular, educação do campo e educação ambiental e/ou de pesca e aquicultura.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do formulário de propostas online, disponível na Internet pela Plataforma Carlos Chagas. Os interessados têm 40 dias a partir da data da publicação da Chamada.

Público beneficiário

A Chamada visa beneficiar estudantes do ensino técnico, tecnológico e superior; agricultores familiares; pescadores e aquicultores; agricultores e produtores em transição agroecológica ou envolvidos com a produção orgânica ou de base agroecológica; e professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater).


Desde 2004 o MDA, por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar, desenvolve parcerias com o CNPq. Esta parceria se dá por meio de editais que apoiam projetos de ensino, pesquisa e extensão em Instituições de Ensino Superior Públicas, Comunitárias e Confessionais, de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink