CI

Chapada/RS recebe etapa Regional do Programa Rio Grande Jovem

Os jovens premiados receberam computadores notebooks e cursos profissionalizantes


“É um incentivo a continuar fazendo o que faço. Me identifico com a agricultura e penso que cada profissão é importante e tem seu valor. O jovem que é agricultor não pode ter vergonha, mas orgulho de poder fazer parte de algo tão valioso para a humanidade. O mais importante para quem trabalha no interior é poder ser o patrão, o empregado e o administrador do seu próprio negócio”, disse Joarez Vinciguerra, um dos agraciados com o Prêmio Destaque Rio Grande Jovem. O evento de entrega do prêmio foi realizado nesta sexta-feira (24), no Ginásio Municipal 3 de Junho, em Chapada, e contou com a presença de mais de 600 pessoas. O Programa Rio Grande Jovem visa apresentar alternativas que gerem renda e possibilitem a permanência dos jovens no meio rural.

A presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, presente no evento, salientou que a premiação aos jovens que realizam, no dia-a-dia, atividades de destaque nas comunidades motiva outros jovens a permanecerem no meio rural e levarem adiante suas atividades junto às propriedades rurais, com qualificação profissional, gerando renda e oportunidades de negócios. Para o prefeito de Chapada, Larri Lui, o evento é uma oportunidade para troca de experiências. “No futuro vocês vão lembrar desse dia”, disse Larri.

Salete Inês Rokenbach Stürmer, que falou em nome dos premiados, afirmou que a juventude tem que assumir o seu espaço e momentos como esses são ótimos para compartilhar conhecimentos. Salete é formada em Pedagogia, mas por vontade própria voltou ao meio rural. Hoje trabalha com a atividade leiteira, tendo 38 vacas em lactação. “Compromissos e horários há em qualquer lugar, mas qualidade de vida igual à do campo não”, frisou Salete. Da mesma opinião é Rodrigo Soares, jovem de 23 anos, técnico em agropecuária que tomou o caminho inverso ao tradicional dos jovens. Hoje mora na comunidade de Tesouras, em Chapada, e afirma que voltou a morar no campo onde quer continuar o resto da vida.

Os jovens premiados receberam computadores notebooks e cursos profissionalizantes nos Centros de Treinamentos da Emater/RS-Ascar. Também foram homenageadas experiências realizadas pelas equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Passo Fundo.

Após a entrega do prêmio Destaque Rio Grande Jovem a assistente técnica estadual em Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, falou sobre Jovem, Geração de Trabalho e Renda e Políticas Públicas. Segundo ela, é necessário alertar aos jovens de que a única forma de se construir políticas públicas é ocupando espaços. “Nosso principal papel é fazer com que eles participem desse processo”, explicou Vera. Segundo ela, a Emater/RS-Ascar tem em torno de 37 mil resultados diretos com jovens rurais e mais de 60 mil indiretos em todo o Estado.

No período da tarde, tiveram apresentações artísticas e um painel com as demandas dos jovens da região de Passo Fundo. Após, o especialista em motivação reflexiva, Ainor Lotério, palestrou sobre Valorização da Juventude Rural. O Rural Fest Jovem encerrou as atividades do dia.

O Programa Rio Grande Jovem é uma das Frentes Programáticas da Emater/RS-Ascar, que busca promover e incentivar ações baseadas no aprimoramento de habilidades para a geração de trabalho e renda, com enfoque nos processos educativos, no lazer e no exercício da cidadania. Participaram do evento o gerente regional da Emater/RS-Ascar e o adjunto, respectivamente, Oriberto Adami e Jair Griebler; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Jair da Costa Campana, entre outras autoridades e lideranças.

Destaques Rio Grande Jovem – Etapa Regional Passo Fundo
Categoria Desenvolvimento Social: Aline Seidler Menegaz (Coxilha)
Categoria Geração de Trabalho e Renda: Cícero Roque Longaretti (Muliterno)
Categoria Lazer: Joarez Vinciguerra (Chapada)
Categoria Acesso a Inclusão Cultural: Géssica Balestrini (Pinheirinho do Vale)

Destaques internos para equipes da Emater/RS-Ascar
Categoria Desenvolvimento Humano e Social: equipe de Muliterno
Categoria Geração de Trabalho e Renda: equipe de Sagrada Família
Categoria Lazer: equipe de Erval Seco
Categoria Inclusão Cultural: Sarandi

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar - Passo Fundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.