Chegou a vez dos suinocultores de SC serem desafiados no Campeonato OINK
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Chegou a vez dos suinocultores de SC serem desafiados no Campeonato OINK

Etapa catarinense começou no dia 20 de novembro e vai até 6 de dezembro
Por:

Acontece no dia 4 de dezembro um curso online gratuito que vai abordar aspectos ambientais da produção de suínos e ensinar a operação do software SGAS (Gestão Ambiental da Suinocultura), desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves.  Direcionada a técnicos de órgãos ambientais de órgãos municipais, estaduais, cooperativas, agroindústrias, e assistência técnica, a capacitação vai ajudar a compreender os modelos de estabelecimentos permitidos junto às autoridades ambientais. O curso tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS. 

O software foi lançado em setembro em Santa Catarina, em convênio com o órgão ambiental e já tem 360 usuários cadastrados. No Rio Grande do Sul, a ferramenta já foi aprovada pela Fepam, mas ainda não está em operação. “Estamos apoiando a realização do curso para que, tão logo esteja em funcionamento, os técnicos já possam iniciar os trabalhos”, afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Rodrigo Nicoloso, afirma que antes o processo era todo manual, com planilhas excel, onde o técnico precisava submeter ao órgão ambiental, e os documentos seguidamente retornavam por não estarem dentro do recomendado. “Com o software, o técnico já vai colocando as informações e, caso não esteja dentro do padrão exigido pelo órgão ambiental, o sistema não aceita”, explica Nicoloso. “Evita o retrabalho e agiliza a liberação, pois uma das grandes queixas dos produtores era a demora por conta de diversos retornos de documentos”.

Na parte da manhã, o curso vai abordar modelos de gestão ambiental na suinocultura e tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de suínos e tratamento de carcaças de animais mortos. A parte da tarde será dedicada ao treinamento sobre o uso do Software de Gestão. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink