CI

Chicago e B3 firmam “parceria da soja”

O contrato futuro de soja brasileira reforça o acordo de cooperação entre as Bolsas


Foto: Divulgação

O CME Group, a bolsa de Chicago e uma das mais importantes empresas de infraestrutura de mercado financeiro mundial, firmou uma parceria com a B3, bolsa brasileira, para desenvolver soluções com o objetivo de uma gestão de risco mais eficiente tanto no Brasil, quanto no mercado internacional relacionadas ao mercado da soja. Para isso, o CME Group e a B3 trabalharão juntos em “um contrato futuro de soja com referência no Brasil, com expectativa de lançamento no terceiro trimestre de 2020, após alinhamentos estratégicos e aprovações dos órgãos reguladores”, indica o CME em release. 

Nesse cenário, o contrato futuro de soja brasileira reforça o acordo de cooperação entre as Bolsas firmado em 2007, para desenvolver serviços de tecnologia e contratos futuros cross-listados. “A nova parceria, que inclui os cross-listados de soja CME, amplia o acesso às ferramentas de gestão de risco para as empresas de agronegócio da América do Sul que atuam no mercado de soja e produtos relacionados”, afirma a empresa. 

“O Brasil é um país muito importante no mercado global de grãos e oleaginosas. Em 2020, deve exportar mais de 83 milhões de toneladas de soja”, diz o diretor executivo de Agricultura, Tim Andriesen. “Este novo contrato futuro de soja brasileira foi desenvolvido para atender a demanda dos nossos clientes regionais para hedge e de descoberta de preços aliados à sólida liquidez do CME Group no complexo agrícola”, completa. 

“A expansão estratégica da parceria com o CME Group trará benefícios ainda maiores aos nossos clientes, fornecendo uma referência especificamente relacionada aos preços de exportação da soja brasileira,” aponta Louis Gourbin, superintendente de Commodities da B3. “À medida que a parceira cresce, também aumentam as possibilidades em explorar novos produtos para a gestão de risco visando trazer soluções comerciais baseadas na América do Sul para o mercado global”, finaliza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.