CI

Chicago faz cair preço da soja no Brasil 

No entanto, a queda de Chicago elevou os prêmios nos portos brasileiros


A queda das cotações na Bolsa de Chicago está causando um efeito negativo e baixando o preço da soja brasileira.  De acordo com Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, tanto a bolsa quanto o dólar estão recuando, e a tendência é de que esse ritmo permaneça nos próximos dias. 

“Quedas em Chicago e no dólar provocaram queda nos preços da soja no Brasil nesta segunda-feira. Com Chicago recuando 0,86% e o dólar outros 0,57%, as cotações da soja nos portos recuaram também 0,99%, para R$ 90,29/saca e as cotações no interior recuaram 0,83%, para R$ 84,35, segundo o levantamento diário feito pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Tecnologia Aplicada)”, explica ele. 

Nesse cenário, o analista afirma que a queda de Chicago elevou os prêmios nos portos brasileiros. Na soja os prêmios subiram 23 pontos em Rio Grande, 10 pontos em Paranaguá e 20 pontos em Santos. No farelo os prêmios negativos permaneceram inalterados em Rio Grande e melhoraram 4 pontos em Paranaguá. No óleo de soja, subiram 10 pontos em Rio Grande e 20 em Paranaguá.  

“No entanto, ele afirma que a principal característica notada nesse início de semana é de que a situação do mercado continua travada. Mas, de um modo geral, a principal característica do dia foi a de que os mercados ficaram travados. As quedas, num primeiro momento, assustam os agricultores, num segundo momento os fazem vender. Hoje foi o dia de parar para ver o que acontece”, informa. 

Além disso, outro fator importante desse início de semana foi a diminuição do processo de moagem na China, com isso, bolsa de Dalian também sofreu queda. “Com isto, os futuros do farelo, negociados em Dalian, recuaram 2,8% para o menor valor em 2 meses. A queda foi provocada pelo aumento do número de casos de gripe suína no país”, finaliza Pacheco. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.