CI

Chile avança em novas variedades de uva de mesa

"Acho que daqui a dois anos poderemos ter as variedades que esse consórcio está gerando nas uvas"


O Consórcio ASOEX Fruit Technology, no Chile, desenvolveu mais de 20 seleções avançadas de uva de mesa, das quais pelo menos três estão prestes a se tornar novas variedades. Estas seleções estão sendo avaliadas atualmente em campos de produtores de uva de mesa em 7 localidades do país, que até agora têm mostrado boas condições de pós-colheita e destacam-se tanto pela sua vivacidade quanto pela doçura. 

Patricio Arce, diretor do programa de melhoramento genético de uvas de mesa do Consórcio disse que "temos 10 seleções avançadas avaliados em 7 locais de Copiapo para San Vicente de Tagua Tagua em campos de produtores de uva e, portanto, eles têm experiência diferentes de enxertos. Esperamos que a avaliação do produto que fazemos conjunto com a indústria e agrônomos seja positiva, começamos a selecionar aqueles qualificados para se tornarem novas variedades". 

Para o Ministro da Agricultura, Antonio Walker, deve-se “destacar o tremendo esforço que tantas pessoas estão fazendo para desenvolver nossas próprias variedades. O Chile precisa trazer novos sabores para o mundo, novas cores, porque por trás dessa pesquisa há uma história e isso é muito relevante para o futuro das exportações chilenas de frutas". 

"Acho que daqui a dois anos poderemos ter as variedades que esse consórcio está gerando nas uvas", acrescentou Arce. "Parece-me que a primeira coisa que vamos desenvolver será uma variedade vermelha inicial que poderá substituir o Flame, que é uma grande necessidade na indústria", disse o diretor do programa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.