CI

Chile continua identificando zonas de emergência agrícola

"O país enfrenta uma das secas mais importantes dos últimos 60 anos"


O Ministro da Agricultura do Chile, Antonio Walker identificou mais uma zona de emergência agrícola por escassez de água na região de O'Higgins. De acordo com ele, essa já é a terceira área desse tipo desde que os períodos grandes de seca se instalaram no país em Coquimbo e Valparaíso. 

Durante uma visita a este território, o ministro informou à mídia que o país está enfrentando uma situação muito crítica, então um decreto de emergência agrícola foi assinado em resposta a um pedido do governo regional. Walker destacou que este foi um ano muito difícil para o Ministério da Agricultura, porque, além das emergências nessas três regiões, há também uma solicitação da Região Metropolitana, que, mesmo não tendo uma grande área agrícola, também sofre com essa situação adversa do clima. 

"O país enfrenta uma das secas mais importantes dos últimos 60 anos, com um déficit de 70 por cento de chuvas", acrescentou o funcionário. Por sua parte, o prefeito de O'Higgind, Juan Manuel Masferrer, disse que a declaração de uma zona de emergência permitirá que 1,9 bilhão de pesos chilenos (cerca de 2 milhões de 800.000 dólares) ajudem as pessoas afetadas por cerca de 1.900 produtores agrícolas. 

A falta de chuvas é observada desde o Atacama, no norte, até o Maule, no sul, que prejudicou seis regiões do Chile. Uma área considerada bastante grande, devido ao modelo geográfico do país, que é pouco alargado. Além da agricultura, algumas atrações turísticas do país também não estão dando lucro, como alguns lagos que secaram e áreas de esqui indisponíveis para o uso de turistas estrangeiros e dos próprios chilenos 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.