CI

Chile denuncia subsídio agrícola


A senadora chilena Evelyn Matthei denunciou ontem, em Genebra, os 'subsídios em massa' que os países desenvolvidos dão para a agricultura, o que impede que os países mais pobres 'possam integrar-se ao comércio exterior'. Ela participou ontem de uma conferência da União Interparlamentar e da União Européia sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC).

'Muitos desses países pobres também recebem produtos agrícolas subvencionados como ajuda alimentícia ou como importações muito baratas, o que contribui para destruir o único setor econômico que teriam possibilidades', acrescentou a senadora da União Democrática Independente, da oposição chilena. 'Esses subsídios que distorcem o comércio são culpados em boa parte pela pobreza e o desemprego nesses países, mas os que subvencionam seus setores agrícolas não têm nem idéia do imenso dano que vêm causando.' Para ela, a ajuda nunca foi substituta do desenvolvimento, pois promove a corrupção, a fraqueza e diminui a dignidade de quem a recebe. 'Deve ser oferecido aos países a oportunidade de desenvolverem-se por sua própria força, eliminando essa concorrência desleal', sugere.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.