CI

Chilenos aumentam rendimento da melancia com enxertia

No primeiro experimento, os pesquisadores usaram quatro das cultivares de melancia mais populares cultivadas no Chile


Foto: Marcel Oliveira

A enxertia de mudas é utilizada há décadas em muitas partes do mundo, mas a adoção da técnica ainda é limitada em muitos países, em parte devido aos custos mais elevados das mudas enxertadas e à incerteza dos benefícios da enxertia sob certas condições. “Por causa de dois custos maiores envolvidos, ou o uso de mudas enxertadas só pode ser recomendado se proporcionar benefícios biológicos e econômicos claros”, diz Samuel Contreras, principal autor de um estudo na edição de agosto de 2016 da  HortTechnology.

Nesse cenário, pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Chile estudaram os efeitos sobre o rendimento e a qualidade das plantas de melancia cultivadas em condições de campo chilenas. Seus resultados mostraram que a energia aumentou tanto a produtividade quanto a qualidade das cultivares de melanina como sementes.

Os experimentos foram realizados durante duas temporadas na região central do Chile. “Durante as duas estações anteriores aos experimentos, foramenidades produzidas no mesmo campo e sintomas de forame fusarium observados na área de teste”, explicam os autores.

No primeiro experimento, os pesquisadores usaram quatro das cultivares de melancia mais populares cultivadas no Chile ('Santa Ameila', 'Delta', '1414' e 'Catira') enxertadas em porta-enxertos comerciais 'Marathon' e 'Macis'. Plantas não inseridas foram utilizadas para comparação de tratamento. No segundo experimento, foi utilizada uma cultivar com sementes ('Santa Amelia') e três sementes ('Kalahari', 'SV0051WA' e 'SV7467WD'); Cada um foi cultivado sem enxertia e enxertado em porta-enxertos 'Marathon'. As plantas foram avaliadas apenas não tratadas e tratadas apenas com metam de sódio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.