CI

Chilenos triplicam crescimento sem abusar de fertilizantes

"O que fizemos foi aumentar a ativação de um gene"


Foto: Pixabay

Um estudo realizado por pesquisadores chilenos conseguiu projetar uma planta que teve seu crescimento triplicado sem o uso abusivo de fertilizantes O estudo é uma novidade pois, durante anos, foi determinado que a produção de culturas agrícolas está relacionada à quantidade de nitrogênio aplicada nos campos. 

"O que fizemos foi aumentar a ativação de um gene, cujo nome é TGA1, que é um regulador principal que induz mudanças na expressão gênica de centenas de genes. O TGA1 conecta sinais externos, como disponibilidade de nitrogênio, a processos internos que promovem o crescimento das plantas”, explicou José Miguel Álvarez, pesquisador do Instituto Millennium de Biologia Integrativa (iBio). 

Variações na concentração de nitrogênio no solo produzem mudanças rápidas na expressão genética das plantas. O TGA1 é responsável por comandar essas alterações. Os pesquisadores demonstraram que, aumentando a ativação do TGA1, as mudanças na expressão gênica ocorrem mais rapidamente e, como consequência, a planta se adapta e cresce mais rapidamente. 

Plantas com níveis aumentados de TGA1 aumentaram as taxas de crescimento em resposta ao nitrogênio, atingindo três vezes mais biomassa do que as plantas controle. Segundo os pesquisadores, isso é muito significativo porque a quantidade de nitrogênio que as plantas precisam para crescer é bastante reduzida. 

Outra novidade deste estudo foi o uso de estratégias multidisciplinares que incluíram testes genéticos, uso e desenvolvimento de novas técnicas genômicas (análise de mais de 25.000 genes simultaneamente), tudo isso acompanhado pelo uso de ferramentas computacionais e modelagem matemática para a análise de muitos dados. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.