CI

China aprova produtos transgênicos da Monsanto


O ministro da Agricultura da China aprovou a emissão de certificados de segurança permanentes para a entrada no país de variedades de soja, milho e algodão geneticamente modificados da Monsanto. Segundo a agência de notícias "Dow Jones Business News", os certificados de segurança incluem soja geneticamente modificada tolerante a herbicida, duas variedades de milho e duas de algodão.

O ministério da Agricultura chinês explicou que as avaliações de segurança já foram concluídas, o que torna possível a importação de transgênicos. A emissão dos certificados para a importação dos organismos geneticamente modificados começou na segunda-feira da semana passada.

O processo de abertura do mercado chinês à soja transgênica ocorre de forma gradativa. Foi iniciado em 2001, com a edição de medidas de importação provisórias, prolongadas duas vezes, desde então. Porém, o sistema de importação do maior comprador mundial da oleaginosa sempre foi considerado burocrático frente às intenções comerciais dos grandes países exportadores de soja, como os Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Em 2003, a China importou 20,7 milhões de toneladas de soja transgênica, sendo 7,4 milhões de toneladas, de setembro a dezembro, pagando cerca de US$ 2 bilhões só para os Estados Unidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.