CI

China aumenta compra de milho dos EUA

Inundações provavelmente foram fator chave para esse aumento


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que os importadores chineses registraram a maior compra de milho dos Estados Unidos em pelo menos cinco anos e meio. De acordo com o portal agriculture.com, esta é uma rara venda de grãos no meio da guerra comercial que foi travada entre os dois países e gerou uma série de medidas retaliativas por parte de ambos. 

Dadas as circunstâncias, o USDA informou que os exportadores privados venderam 300 mil toneladas de grãos para embarque no ano comercial de 2018/2019, que termina em 31 de agosto, sendo que o grão será enviado de abril a julho. Segundo os analistas, as preocupações sobre inundações generalizadas no centro dos Estados Unidos e prováveis desafios logísticos que transportam grãos acabaram desencadeando as compras. 

Segundo Mike Zuzolo, presidente da Global Commodity Analytics, “se as inundações continuarem, será mais difícil tirar o milho do Golfo. Terá que sair do noroeste do Pacífico. Você tem que ter um custo de transporte bastante alto se for transportá-lo por Fargo até o noroeste do Pacífico, como fazemos com a soja”. 

Os custos de frete para movimentação de grãos por barcaça no Rio Mississipi para os terminais de exportação da Costa do Golfo já subiram nesta semana e a navegação em algumas seções da hidrovia principal provavelmente permanecerá restrita à medida que as águas da enchente fluírem para o Golfo. Embora a China seja o lar do maior rebanho de suínos do mundo, não é um grande importador de grãos para alimentação animal. Pequim se comprometeu a comprar apenas 166.328 toneladas de milho norte-americano no ano comercial de 2018/19 antes do anúncio de sexta-feira. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.