CI

China avança no uso de culturas geneticamente modificadas

A agricultura GM também servirá a um propósito maior para a China


Foto: Divulgação

Há mais de uma década, a China aprovou pela primeira vez a produção comercial de algodão transgênico resistente a insetos-praga e mamão resistente ao vírus da mancha anelar. Mas enquanto muitos dos principais países produtores de culturas do mundo estão ocupados desde a virada do século, permitindo que as empresas cultivem sementes e culturas geneticamente modificadas, os principais formuladores de políticas da China se conteram.

 Os planos da China para permitir a comercialização de culturas GM finalmente deram um passo à frente este ano. Em janeiro, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país revisou um conjunto de regras para os produtores de sementes solicitarem a aprovação de culturas GM. Durante anos, a ausência dessa regulamentação dificultou o processo de comercialização.

Projetos pilotos de plantio recentes, bem como políticas atualizadas sobre sementes e biotecnologia, se concentraram em variedades de milho e soja resistentes a pragas e tolerantes a herbicidas destinadas a combater a lagarta-do-cartucho (uma praga agrícola invasiva) e ervas daninhas na produção agrícola.

A agricultura GM também servirá a um propósito maior para a China. A tecnologia tornou-se, aos olhos do governo, uma importante ferramenta para aumentar a produção agrícola e reduzir custos. Com os principais líderes empenhados em desenvolver a autossuficiência alimentar do país, a revitalização científica da indústria de sementes é vista como uma maneira de aliviar as preocupações com a segurança alimentar em meio ao aumento da demanda doméstica e às incertezas causadas pelo clima internacional. deixou a China isolada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.