CI

China cogita comprar soja dos EUA

As autoridades chinesas foram instruídas a tomar as medidas necessárias para as compras


Um relatório da Bloomberg indicou que as autoridades chinesas começaram a se preparar para reiniciar as importações de soja e gás natural liquefeito dos Estados Unidos. Nesse cenário, o primeiro sinal está confirmando as alegações do presidente Donald Trump e da Casa Branca de que a China concordou em começar a comprar alguns produtos dos EUA "imediatamente".  

As autoridades chinesas foram instruídas a tomar as medidas necessárias para as compras, segundo dois funcionários com conhecimento das discussões. Não ficou claro se os preparativos significariam que a China cortaria as tarifas de retaliação impostas a esses produtos, ou quando as compras aconteceriam. É possível que Pequim possa reembolsar os compradores pelas tarifas que pagam, como fizeram para as compras da reserva estadual de soja.  

As compras chinesas das mercadorias entraram em colapso depois que Pequim impôs tarifas sobre elas em retaliação aos impostos de importação dos EUA. Os dois países concordaram em interromper temporariamente a troca de tarifas no final de semana, prometendo tentar resolver suas diferenças até o início de março do ano que vem.  

As importações chinesas de soja norte-americana caíram 95% em outubro em relação ao ano passado, prejudicando as perspectivas dos agricultores do centro-oeste que estão no meio da colheita. Mesmo que as tarifas sejam suspensas agora, a safra norte-americana está se tornando menos competitiva no mercado chinês à medida que a safra se aproxima na América do Sul. Os EUA provavelmente já perderam sua melhor chance de vender soja para a China, segundo a Cargill Inc., uma das maiores traders de commodities agrícolas do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.