CI

China compra 100 mil toneladas de arroz após 30 anos

Estado nega crise alimentar


Foto: Pixabay

A China precisava de mais arroz, depois que a oferta da Tailândia, Mianmar e Vietnã foi reduzida, e começou a importar da Índia, supostamente a preços com desconto, segundo informações do inventiva.co.in. Comerciantes indianos foram contratados para exportar 100.000 toneladas de arroz quebrado por 300 dólares a tonelada. 

O arroz quebrado é o ganho de fragmentos de arroz quebrados no campo, durante a secagem ou transporte, ou por moagem. Tailândia, Vietnã, Mianmar e Paquistão são os fornecedores tradicionais da China, mas desta vez não foram capazes de fornecer o que a China precisa, além de estarem cotando uma taxa de pelo menos 30 dólares a mais por uma tonelada de arroz. A Índia é o maior exportador mundo e a China é o maior importador de arroz.

Isso aconteceu depois que o presidente da China, Xi Jinping, chamou o desperdício de alimentos na China de chocante e angustiante.Com restaurantes tomando medidas especiais para evitar o desperdício, em agosto, as cidades chinesas recompensaram os clientes para limpar seus pratos com cupons e descontos em dinheiro, e hotéis de luxo como o Marriott reduziram seus bufês retirando os pratos do cardápio. 

Como o arroz é o alimento básico de dois terços dos chineses, a China pode não ter quantidade suficiente. Há alguns meses, houve notícias sobre como a China pode enfrentar uma crise alimentar maior. 

Vários especialistas chineses dizem que 'a China pode estar no meio de uma crise alimentar'. No entanto, Pequim implantou todo o seu aparato de mídia para combater essa acusação e negar qualquer falta de alimento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.