China compra soja americana apoiada pelo Estado

Imagem: Ivan Bueno/APPA

TRÉGUA?

China compra soja americana apoiada pelo Estado

Para suavizar a discussão do presidente dos EUA, Trump sobre possíveis novas tarifas
Por: -Leonardo Gottems
2095 acessos

As aquisições chinesas de soja dos Estados Unidos seguem pela terceira semana consecutiva, com os trituradores estatais levando pelo menos mais quatro cargas durante a noite de quarta-feira. “A compra de soja americana continua, apoiada pelo Estado, apesar da ameaça tarifária (talvez para evitá-la)”, comentam os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica.

Dois deles foram negociados em base FOB para a segunda metade do embarque em setembro, e os outros dois foram contratados em base CIF China para embarque em agosto/setembro. Até agora, apontam a T&F, os trituradores estatais reservaram cerca de 1,6-1,7 milhões de toneladas de soja dos EUA desde a primeira rodada de compra recente desde 20 de abril deste ano.

“Isso foi o pano de fundo para suavizar a discussão do presidente dos EUA, Trump sobre possíveis novas tarifas sobre as exportações chinesas em meio à pandemia COVID-19. Como resultado, os prêmios para a soja brasileira em uma base CIF China se fortaleceram desde o final da semana passada, com a maioria dos trituradores chineses privados entrando em um modo de espera durante a sessão de quarta-feira”, explicam os analistas.

De acordo com uma fonte comercial ouvida pela T&F, “a venda das exportações brasileiras entre março e julho é muito grande. O estoque do grão é limitado, o que suporta mercado [preço]. Há
apenas uma incerteza, que é a soja dos EUA”. A demanda chinesa de curto prazo está focada principalmente nos embarques de agosto, já que a cobertura da demanda por embarques entre maio e julho já foi quase toda preenchida. Com a concorrência, os prêmios de Origem nos portos brasileiros foram mais fracos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink