China comprará mais soja dos EUA

GUERRA COMERCIAL

China comprará mais soja dos EUA

"Isso fará com que nossos agricultores fiquem muito felizes", disse Trump
Por: -Leonardo Gottems
411 acessos

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, em uma carta lida em voz alta na Casa Branca, que Pequim investirá mais em exportações agrícolas dos Estados Unidos. Para o presidente norte-americano, Donald Trump, o ato é um sinal de boa fé nas negociações para acabar com a guerra comercial travada entre as duas nações.  

"Isso fará com que nossos agricultores fiquem muito felizes", disse Trump durante uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, que liderou uma delegação chinesa em dois dias de conversações com autoridades de comércio dos EUA. 

Além disso, Trump afirmou também que os negociadores fizeram "um tremendo progresso". Em sua carta, Xi disse que espera por um acordo rápido e mutuamente satisfatório. Um dos objetivos da Casa Branca é aumentar as compras chinesas de produtos manufaturados, serviços e produtos agrícolas dos EUA, para reduzir o superávit comercial da China. 

"Sr. Presidente, em nosso último telefonema, você disse que queria que a China comprasse mais produtos agrícolas. Eu fiz alguns arranjos sobre os quais, acredito, você poderia ter sido informado”, escreveu o presidente chinês. Nesse caso, ele anunciou que a China comprará 5 milhões de toneladas de soja, o que praticamente dobraria suas compras da oleaginosa até agora neste ano comercial. 

O USDA espera um estoque recorde de soja dos EUA de 955 milhões de bushels, equivalente a 26 milhões de toneladas, no final deste ano comercial em 30 de agosto. A safra de 2018 foi a maior já feita, tendo contabilizado um total de 4,6 bilhões de bushels colhidos, o que equivale a 125 milhões de toneladas. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink