CI

China cria sementes de arroz no espaço pela 1ª vez

O experimento de reprodução no espaço desta vez fez muitas conquistas significativas


Foto: Divulgação

Uma equipe de pesquisa chinesa produziu sementes de arroz a partir de sementes de arroz 'pais' que germinaram, cresceram e amadureceram após 120 dias em um ciclo de vida completo na Estação Espacial da China. Esta é a primeira vez que a criação de arroz de semente a semente foi alcançada no espaço, informou a China News Network na Academia Chinesa de Ciências na segunda-feira.

As sementes de arroz, juntamente com sementes de Arabidopsis thaliana, uma pequena planta com flor colhida após um ciclo de vida completo no espaço, retornaram à Terra com a cápsula de retorno Shenzhou-14 na noite de domingo e foram entregues a cientistas em Pequim na segunda-feira. As sementes estão programadas para serem enviadas para laboratórios em Xangai para análise posterior. Desta vez, três experimentos principais foram concluídos, disse Zheng Huiqiong, pesquisador do Centro de Excelência em Ciências Moleculares de Plantas da Academia Chinesa de Ciências.

O primeiro são os experimentos sobre o ciclo de vida completo do arroz no espaço, incluindo germinação, crescimento de mudas, brotação de cabeças e formação de sementes. As imagens foram obtidas para análise. A segunda é cultivar arroz de soca após o corte da soqueira da primeira safra e produzir sementes maduras no espaço. E a terceira é a análise e amostragem sobre germinação de sementes, crescimento de mudas e floração de Arabidopsis thaliana, segundo o cientista.

O experimento de reprodução no espaço desta vez fez muitas conquistas significativas, o que fornecerá orientação teórica para a produção de grãos espaciais, disse Zheng. Os cientistas descobriram que as palhas de arroz ficam mais soltas no espaço, e o arroz de caule curto fica ainda mais curto, enquanto o caule alto permanece o mesmo. O tempo de floração do arroz no espaço é um pouco mais avançado do que na Terra, acrescentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.