CI

China decide comprar sorgo dos EUA

“Estamos ansiosos para voltar a negociar com o nosso maior parceiro de exportação"


O mais novo relatório de vendas e exportação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado durante a semana de 28 de fevereiro a 7 de março de 2019, indicou que os produtores de sorgo dos EUA esperam a venda de 2,6 milhões de bushels do cereal para a China. Esse pode ser um sinal de que as tensões comerciais entre os dois países estão diminuindo. 

"Esta notícia de exportação é ótima para o sorgo dos Estados Unidos, e estamos entusiasmados em ver isso nos registros indo para a temporada de plantio de 2019, espero que seja o primeiro de muitos", disse Dan Atkisson, presidente do National Sorghum Producers (NSP). 

De acordo com o NSP, esta é a primeira compra significativa da China desde que o país iniciou um processo antidumping e compensatório em fevereiro de 2018. O Ministério do Comércio da China encerrou as investigações desse tipo em maio de 2018 porque não atendeu ao interesse público. 

“Estamos ansiosos para voltar a negociar com o nosso maior parceiro de exportação, e somos encorajados, não só por esta venda, mas também pela venda de 2,2 milhões de bushels para a Espanha. Acreditamos que as notícias de hoje são um resultado direto de reuniões entre os líderes das duas nações, e nós apreciamos as duas administrações continuando a avançar para alcançar um acordo de longo prazo nas relações comerciais dos EUA e da China”, indica ele. 

Apesar do término da investigação, em dezembro de 2018, as importações chinesas de grãos para alimentação animal, como sorgo e cevada, caíram. A China, anteriormente a maior compradora de sorgo do mundo, não comprou nenhum dos grãos em dezembro, em comparação com 160 mil toneladas no ano anterior, segundo a Reuters, citando dados da Administração Geral das Alfândegas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.