CI

China deve aumentar em US$ 30 bi compra agrícola dos EUA

"A China vai dizer o que precisa ser dito para conseguir um acordo"


O governo da China está propondo comprar mais US$ 30 bilhões em produtos agrícolas dos Estados Unidos. De acordo com dados divulgados pelo portal Valor Econômico, dentre os produtos que devem ser adquiridos pelos asiáticos em um possível acordo comercial estão soja, milho e trigo. 

O portal informou ainda que essa atitude dos chineses está refletindo o panorama das negociações que vêm sendo realizadas entre as duas nações nas últimas semanas. Para o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, ainda é prematuro se fazer uma análise sobre essa afirmação da China. "Não quero criar expectativas", disse ele a jornalistas no simpósio sobre perspectivas anuais do setor, ontem em Washington. 

Segundo Arlan Suderman, economista-chefe para commodities da INTL FCStone, os preços dos contratos futuros de soja, milho e trigo subiram na Bolsa de Chicago após a notícia. "A China vai dizer o que precisa ser dito para conseguir um acordo, mas o elemento fundamental estará na verificação e na fiscalização do cumprimento", comenta o analista. 

Nesse cenário, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o próximo passo de Pequim seria comprar “muito” milho dos Estados Unidos. Desde que uma trégua tarifária foi acertada, em dezembro, a China retomou as importações de alguns produtos agrícolas, incluindo soja. 

O Ministério do Comércio da China não se manifestou, até o momento, sobre essas possíveis transações, mas o porta-voz do ministério, Gao Feng, havia sinalizando que não existia nenhum memorando em discussão entre os dois países.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.