CI

China deverá importar 3 mi t de açúcar em 2011/12, diz OIA

País é o maior importador do produto brasileiro


A China deverá importar 3 milhões de toneladas de açúcar em 2011/12, disse uma autoridade da Organização Internacional do Açúcar (OIA), em conferência na Índia, segundo produtor mundial da commodity após o Brasil.

"A China vai continuar sendo um grande importador. Eles produzem cerca de 11 milhões de toneladas, mas precisam de entre 14 e 14,5 milhões de toneladas", disse o diretor-executivo da OIA, Peter Baron, a jornalistas.

Baron disse que a China importou 2,5 milhões de toneladas de açúcar em 2010/11. A China é o maior importador de açúcar do Brasil.

A Índia deverá ser um grande exportador de açúcar no próximo ano, com a produção devendo superar a demanda pelo terceiro ano seguindo, e a China pode ser uma opção interessante para os indianos.

"Faz sentido para a China e a Índia fazerem acordo", disse um trader baseado em Dhéli.

A Índia já permitiu a exportação de 3 milhões de toneladas sob o Sistema de Geral de Licenças (OGL), na temporada 2011/12. Essas quantidades foram permitidas de maneira escalonada desde outubro, com 1 milhão de toneladas permitidas no mês passado.


O governo indiano estimou uma produção em, pelo menos, entre 25 e 25,5 milhões de toneladas da commodity no ano desde 1o de outubro, comparado com o consumo local de cerca de 22 milhões de toneladas.

Separadamente, Baron disse que o órgão global irá elevar sua previsão do excedente global de açúcar em maio, mas não forneceu números nessa segunda-feira (23).

No dia 20 de fevereiro, a OIA elevou sua estimativa para a projeção global do excedente de açúcar em 2011/12 para 5,17 milhões de toneladas, acima da previsão de 4,46 milhões projetados na atualização trimestral anterior.

(Reportagem adicional de David Brough em Londres)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.