CI

China diz que encobrir casos de peste suína é crime após preocupação de Taiwan

China alertou a indústria suína do país que encobrir casos de peste suína africana é um crime


A China alertou a indústria suína do país que encobrir casos de peste suína africana é um crime, dias depois de um porco ter sido encontrado morto em uma praia de Taiwan, levando Taipé a alegar que Pequim não estava compartilhando informações precisas sobre a doença.

O departamento de pecuária e veterinária da China está intensificando a investigação e punição de atividades ilegais na indústria de suínos, disse um comunicado publicado no site do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais nesta sexta-feira.

Deixar de relatar mortes e abater privadamente e vender porcos doentes ou mortos será considerado um crime, disse a pasta, e a indenização de 1.200 iuanes (175 dólares) para cada suíno abatido é um incentivo suficiente para os agricultores denunciarem a doença.

Na pior epidemia da doença já vista, a China confirmou cerca de 100 casos de peste suína africana em 23 províncias desde agosto do ano passado. A doença, para a qual não há cura nem vacina, é mortal para os porcos, mas não prejudica as pessoas. Mas muitos especialistas acreditam que é ainda pior do que o relatado, e o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, instou Pequim no mês passado a “não ocultar” informações sobre a doença.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.