CI

China diz que encontrou Covid em carne suína do Brasil

O Ministério da Agricultura do Brasil disse que ainda não foi notificado sobre o caso


Foto: Pixabay

A China disse ter encontrado, novamente, amostras de coronavírus em carne congelada vinda do Brasil. Desta vez teria sido em suíno. Autoridades chinesas fizeram a afirmação no último sábado (31) e que a amostra que deu positivo estava em um distrito da província de Shandong, leste do país. Não foi informada de qual empresa brasileira é a proteína.

O Ministério da Agricultura do Brasil disse que ainda não foi notificado sobre o caso. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), disse, em nota, que está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar o levantamento de informações.

Também destacou que as informações divulgadas até o momento destacam que os traços de Covid-19 eventualmente encontrados estavam na embalagem do produto. "O que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora – por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino", informa. A associação aponta que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam órgãos internacionais. 

Em agosto deste ano, uma situação parecida envolvendo asas de frango congeladas no Brasil fez com que as Filipinas barrassem as exportações de frango brasileiro. Amostras de Covid foram encontradas em Shenzhen, na China. A suspeita é que a contaminação teria acontecido no processo de exportação que durou cerca de 40 dias. Outras amostras do mesmo produto testadas posteriormente deram negativo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.