China é o maior comprador de aço brasileiro
CI
Agronegócio

China é o maior comprador de aço brasileiro

Por:

Pela primeira vez na história da siderurgia brasileira, a China passou a ser, em outubro último, o principal mercado para o aço brasileiro. Com isso, os chineses desbancaram a liderança dos Estados Unidos, tradicionalmente o maior importador de produtos siderúrgicos do Brasil. Os resultados de outubro alteraram também o "ranking" dos países no acumulado dos primeiros dez meses do ano, com a China no topo da lista.

Nesse período, a China importou dois milhões de toneladas de siderúrgicos brasileiros, no valor de US$ 590 milhões, respondendo, assim, por 18,61% no total de aço exportado pelo País até outubro. Enquanto isso, a participação dos Estados Unidos, segundo colocado, ficou em 15,93%, com 1,818 milhão de toneladas adquiridas, no valor de US$ 505 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Com crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de 7% ao ano nos últimos anos, a China vem ampliando suas compras de insumos e matérias-primas no Brasil. Já é, individualmente, a maior compradora de minério de ferro brasileiro. O presidente da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Roger Agnelli, acredita que a demanda chinesa por minério permanecerá forte também em 2004. "Continuará puxando as vendas no próximo ano", diz ele, que tem na China seu maior mercado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink