CI

China faz primeira grande compra de soja dos EUA após trégua comercial

China fez suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos em mais de seis meses nesta quarta-feira, disseram dois operadores norte-americanos


A China fez suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos em mais de seis meses nesta quarta-feira, disseram dois operadores norte-americanos, no primeiro negócio de porte desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, concordaram com uma trégua na guerra comercial no começo de dezembro.

Empresas estatais da China compraram pelo menos 500 mil toneladas de soja norte-americana, disseram os operadores, em negócios no valor de mais de 180 milhões de dólares. É o sinal mais recente de que a rixa comercial entre as duas maiores economias do mundo está diminuindo, depois que Trump e Xi se reuniram durante a cúpula do G20 na Argentina no começo deste mês.

Um operador sabia de nove cargas negociadas e disse que provavelmente havia mais. Um segundo trader com conhecimento direto dos acordos disse que as empresas estatais chinesas compraram pelo menos 12 cargas para embarque entre janeiro e março. “A China estava comprando diretamente nos terminais nesta manhã. Parece que estamos de volta aos negócios agora”, disse o segundo operador.

A soja deve ser enviada de terminais de grãos no noroeste dos EUA pelo Pacífico, a rota mais direta para a Ásia, disseram os operadores. A China é o maior comprador de soja dos EUA, mas negociou pouco desde que Pequim aplicou rígidas tarifas sobre os embarques norte-americanos em 6 de julho, em retaliação por impostos sobre produtos chineses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.