China faz primeira grande compra de soja dos EUA após trégua comercial

Trégua comercial

China faz primeira grande compra de soja dos EUA após trégua comercial

China fez suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos em mais de seis meses nesta quarta-feira, disseram dois operadores norte-americanos
Por:
472 acessos

A China fez suas primeiras grandes compras de soja dos Estados Unidos em mais de seis meses nesta quarta-feira, disseram dois operadores norte-americanos, no primeiro negócio de porte desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, concordaram com uma trégua na guerra comercial no começo de dezembro.

Empresas estatais da China compraram pelo menos 500 mil toneladas de soja norte-americana, disseram os operadores, em negócios no valor de mais de 180 milhões de dólares. É o sinal mais recente de que a rixa comercial entre as duas maiores economias do mundo está diminuindo, depois que Trump e Xi se reuniram durante a cúpula do G20 na Argentina no começo deste mês.

Um operador sabia de nove cargas negociadas e disse que provavelmente havia mais. Um segundo trader com conhecimento direto dos acordos disse que as empresas estatais chinesas compraram pelo menos 12 cargas para embarque entre janeiro e março. “A China estava comprando diretamente nos terminais nesta manhã. Parece que estamos de volta aos negócios agora”, disse o segundo operador.

A soja deve ser enviada de terminais de grãos no noroeste dos EUA pelo Pacífico, a rota mais direta para a Ásia, disseram os operadores. A China é o maior comprador de soja dos EUA, mas negociou pouco desde que Pequim aplicou rígidas tarifas sobre os embarques norte-americanos em 6 de julho, em retaliação por impostos sobre produtos chineses.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink