CI

China fechará gradualmente mercado de aves

Além disso, Pequim vai reforçar a punição do comércio e consumo ilegais de animais selvagens


Foto: Pixabay

A China anunciou que irá fechar gradativamente todos os mercados que vendem aves vivas, com o objetivo de reduzir riscos para a saúde pública, de acordo com o que foi informado pela imprensa oficial do governo. De acordo com, o funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado Chen Xu, "serão impostas restrições ao comércio e ao abate de aves vivas", embora nenhum detalhe adicional tenha sido divulgado até agora. 

Nesse cenário, ele reiterou que Pequim vai reforçar a punição do comércio e consumo ilegais de animais selvagens. O vice-presidente para a Ásia da organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), Jason Baker, afirmou que essa notícia “reduzirá o sofrimento de milhões de animais todos os dias. A PETA espera que a medida seja ampliada para que sejam encerrados todos os mercados de animais vivos em todo o país". 

Para as autoridades chinesas, o surto de coronavírus levantou a questão da necessidade de aumentar a atenção sobre o monitoramento da segurança alimentar e da saúde nos mercados de produtos frescos. A doença terá tido origem num mercado que vendia animais selvagens, em Wuhan, no final de dezembro passado. 

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 521 mil mortos e infetou mais de 10,88 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A China possui cerca de 44.000 mercados produtores onde os agricultores vendem os seus produtos diretamente ao público e cerca de 70% dos produtos agrícolas do país são distribuídos neste tipo de instalações, finalizou o portal Notícias ao Minuto.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.