CI

China fica com 59% da soja, farelo e óleo exportados por MT


As exportações do complexo da soja (grão, farelo, óleo) para a China já representam 59% este ano em Mato Grosso O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou, esta tarde, que sendo responsável por mais da metade das exportações no Estado, as compras realizadas pelo país são fundamentais para sustentar a balança comercial, já que possui na soja sua principal commodity na sustentação da balança.


O instituto destacou que a participação da China em cima das embarcações totais cresceram de 31,7% em julho para 40,3% em agosto, com importação de 538,54 mil toneladas do total de 1,33 milhão de toneladas do complexo.

Para os próximos meses, a preocupação é com a entrada da nova safra 2013/14 de soja norte- americana. Segundo a Imea, “a competitividade maior pode influenciar nas exportações de soja do Estado, sobretudo, com relação às vendas para a China, principal comprador mundial da oleaginosa. Enquanto os EUA não colhem, a especulação sobre a safra de soja no país, em função das incertezas climáticas, tem gerado elevações no preço do grão e de seus derivados em escala mundial”.

No mercado interno mato-grossense, na terceira semana do mês, os preços caíram em geral, com relação à semana anterior. Os fatores que determinaram esta queda foram o recuo do dólar, de 3,2%, e também a baixa nas cotações da Bolsa de Valores de Chicago, que recuou 3,5%, ambos no comparativo com o fechamento da semana passada. Em Rondonópolis, os preços oscilaram, chegando a R$ 51,50/sc.


No mercado futuro, as negociações do contrato de soja com vencimento março de 2014 apresentaram queda acentuada semana passada devido à realização de lucros. Foram registrados 47 pontos de baixa no comparativo com o fechamento da semana anterior, tendo as maiores quedas ocorrido na segunda e na sexta- feira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.