CI

China impõe novas tarifas aos EUA 

O Conselho do Estado determinou uma taxação de 25% sobre 695 produtos vindos dos EUA


O governo da China anunciou no último sábado (16.06) que irá impor novas medidas tarifárias no valor de U$ 50 bilhões sobre produtos norte-americanos. A decisão foi tomada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar a criação de novas taxas a mercadorias chinesas. 

Diante desse cenário, o Conselho de Estado do país oriental decretou uma taxação de 25% sobre 659 produtos vindos dos EUA, sendo que entre os mais importantes estão produtos agrícolas e automóveis. A medida foi divulgada através de um comunicado da Comissão das Alfândegas, que ocorreu horas depois dos EUA informarem novas taxas aos produtos chineses. 

"A decisão foi tomada de acordo com as estipulações pertinentes da Lei de Comércio Exterior da China e do regulamento sobre os direitos de importação e exportação, assim como dos princípios fundamentais das leis internacionais", dizia o anúncio. 

A Comissão das Alfândegas também disse que os dois países cancelaram os acordos econômicos existentes e que as negociações das últimas semanas não deram certo. "A medida americana viola as regras relevantes da Organização Mundial do Comércio, vai contra o consenso alcançado em consultas econômicas e comerciais bilaterais, infringe gravemente os direitos e interesses legítimos da China e solapa os interesses do país e do seu povo", declarou. 

Dos 659 produtos americanos, os 545 que são relacionados com automóveis e produção agrícola, serão tarifados em US$ 34 bilhões a partir do dia 6 de julho. Os outros 114 artigos restantes, que são divididos entre químicos, equipamentos médicos e produtos energéticos, terão o valor anunciado em uma data que ainda não foi definida. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.