CI

China isenta tarifas para mais produtos dos EUA

Medida tem validade de um ano


A China divulgou nesta terça-feira uma nova lista de produtos norte-americanos que serão isentos da segunda rodada de tarifas adicionais, segundo informou a agência de notícias Reuters. De acordo com as informações da Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China, essa é a segunda lista de mercadorias dos EUA a serem excluídas da segunda rodada de contramedidas tarifárias contra a Seção 301 dos EUA. 

Nesse cenário, a isenção será válida de 19 de maio de 2020 a 18 de maio de 2021 e as tarifas que já foram cobradas serão reembolsadas, afirmou o comunicado. Os demais produtos norte-americanos sujeitos à segunda rodada de tarifas adicionais da China não serão excluídos por enquanto. 

Além disso, a Reuters indicou também que, para produtos norte-americanos que não estão nas duas primeiras listas, a comissão aconselhou as empresas a solicitar a isenção de tarifas adicionais após uma lista específica de produtos que se aplica a empresas domésticas que planejam assinar acordos para comprar e importar esses produtos dos Estados Unidos. 

Ainda em fevereiro, a China anunciou uma medida semelhante para 65 produtos fabricados nos Estados Unidos, incluindo peças de aviação e equipamentos médicos. O fato ocorreu em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não irá negociar nenhum ponto da Fase 1. 

"Não, de forma alguma, nem um pouco", disse Trump na Casa Branca quando questionado se aceitava a ideia de voltar a discutir a Fase 1. "Não estou interessado. Assinamos um acordo. Também ouvi isso —eles gostariam de reabrir as negociações comerciais para chegarem a um acordo melhor para eles”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.