China renova compra de soja dos EUA

GUERRA COMERCIAL

China renova compra de soja dos EUA

Os investidores têm se mostrado céticos sobre o progresso feito para acabar com uma guerra comercial
Por: -Leonardo Gottems
177 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

A China fez suas primeiras grandes compras de soja nos Estados Unidos desde que o presidente norte-americano Donald Trump e o mandatário chinês, Xi Jinping, fecharam uma trégua comercial no início deste mês. O acordo acabou proporcionando alívio aos agricultores norte-americanos que lutam para encontrar compradores para sua safra recorde. 

De acordo com Trump, os chineses já estão comprando uma "enorme quantidade" de soja dos EUA e que também cortarão tarifas em automóveis norte-americanos. Já Xi disse que a compra de mais de 1,5 milhão de toneladas de grãos é a prova mais concreta de que a China está cumprindo as promessas feitas ao governo dos EUA. 

Nesse cenário, os investidores têm se mostrado céticos sobre o progresso feito para acabar com uma guerra comercial que interrompeu o fluxo de centenas de bilhões de dólares de bens entre as duas maiores economias do mundo. A prisão no Canadá de um importante executivo chinês da gigante de tecnologia Huawei Technologies Co Ltd também despertou preocupação em mercados que a guerra comercial poderia piorar.  

As compras de soja pelas empresas estatais chinesas, avaliadas em mais de US$ 500 milhões, farão pouco para reduzir o déficit comercial de US$ 43,1 bilhões com a China, que Trump quer reduzir a longo prazo. As compras, no entanto, fornecerão um gesto de boa vontade antes da próxima rodada de conversações entre EUA e China para mudar seus termos de troca. Isso porque os Estados Unidos têm uma longa lista de queixas contra a China sobre propriedade intelectual, transferências forçadas de tecnologia e subsídios industriais. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink