China se mobiliza no combate a nova gripe aviária

Agronegócio

China se mobiliza no combate a nova gripe aviária

Japão e Hong Kong estão em alerta
Por:
2606 acessos
A China disse que mobilizou recursos em todo o país para combater uma nova cepa de gripe aviária, que já matou quatro pessoas, com o Japão e Hong Kong intensificando a vigilância contra o vírus e o Vietnã proibindo as importações de aves chinesas.

A nova cepa da gripe aviária H7N9 não parece ser transmitida de humano para humano, mas as autoridades de Hong Kong levantaram um alerta preliminar e disseram estar tomando precauções no aeroporto. 

No Japão, os aeroportos colocaram cartazes em pontos de entrada para alertar a todos os passageiros de companhias aéreas da China a procurarem atendimento médico se suspeitarem ter a gripe aviária. 

Um total de 11 pessoas na China foram confirmadas terem contraído H7N9, todas no leste do país. 

O caso mais recente foi um homem de 64 anos de idade, de Huzhou, na província oriental de Zhejiang, que a mídia estatal disse nesta quinta-feira ter dado entrada no hospital em 31 de março. 

Outra pessoa morreu nesta quinta-feira, em Xangai, elevando o número de mortes para quatro, disse a imprensa estatal. A agência de notícias Xinhua disse que a vítima era um homem de 48 anos de idade que trabalhava entregando aves. 

Em Hong Kong, as autoridades ativaram o preliminar "Nível Alerta de Resposta", sob um plano preventivo para uma pandemia de gripe, o que exige um acompanhamento de perto das granjas, vacinação, esquemas de abate, e uma suspensão das importações de aves vivas do continente. 

Todos os passageiros de voos para e a partir de Hong Kong estavam sendo convidados a notificar os comissários de bordo ou o pessoal do aeroporto caso estivessem se sentindo mal. 

O Vietnã disse que havia proibido as importações de aves da China, citando o risco da H7N9.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink