CI

China terá de adotar biotecnologia para não entrar em colapso

diz Marc Van Montagu sobre compra da Syngenta


“A China percebeu que, para não colapsar como Estado, terá de avançar em biotecnologia.” A afirmação é de ninguém menos que o pesquisador belga Marc Van Montagu – chamado por muitos de o “pai dos transgênicos”.

Para dar suporte à sua avaliação, o cientista aponta o investimento do governo chinês na expansão da empresa estatal ChemChina. “Não é espetacular dar tanto dinheiro para a Syngenta? Não é só uma questão de mercado”, sustenta o PhD pela Universidade de Gent, que é consultor e chairman do Institute of Plant Biotechnology Outreach.

“O país tem hoje novas questões econômicas e políticas. As cidades rurais estão em condições muito ruins, e a China sabe que a Syngenta pode ajudá-la a chegar ao produtor – algo que um governo autoritário não faz”, explica Montagu.

O pesquisador pioneiro em biotecnologia lembra que não forma bem sucedidas as pesquisas próprias em sementes dos chineses: “Tentaram fazer isso sozinhos e não deu certo. Apesar de serem muito bons em ciência, a grande inovação está em progredir rapidamente. Mas não era questão de dinheiro. Há uma cultura industrial que os chineses não têm – organizar e trazer um produto para o mercado, trabalhar com o consumidor e a sociedade. Isso as grandes companhias sabem fazer bem. Então o único caminho era comprar uma delas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.