CI

China vai apostar em usinas de álcool no Mato Grosso do Sul

Asiáticos tem interesse de comprar a empresa Unialco


A China está cada vez mais demonstrando interesse em investir no Brasil. Tudo por que a Cofco LTD, uma das maiores empresas de agronegócios e alimentos da China quer investir no setor sucroalcooleiro no país. Dessa vez o interesse é na compra da empresa Unialco, empresa de refinaria de açúcar com área industrial e capacidade instalada de moagem de 3.335 ton./dia, com diversificação dos produtos, em Xarope de Cana, Açúcar Cristal VHP e Álcool Anídro.

A Unialco é dona da Alcoolvale, que possui unidades em Aparecida do Taboado, município de Mato Grosso do Sul, foi fundada em 1981, como destilaria autônoma de produção de álcool etílico carburante extraído da biomassa de cana-de-açúcar.

De acordo com o departamento jurídico da Unialco em São Paulo, as informações sobre a compra e interesse da empresa chinesa não estão formalizados. “Nós ainda não temos conhecimento do interesse e muito menos da compra a usina. Teremos que aguardar qualquer contato formal da empresa chinesa mas até o momento não podemos falar sobre isso”, comenta uma das funcionárias da empresa que não quis se identificar” em conversa com a equipe do Capital News por telefone.

Motivos

A empresa Unialco enfrenta problemas relacionados a estiagem financeira, agravada pelos preços do Etanol e o crescente custo da dívida, o que aponta a empresa chinesa Cofco, como uma das candidatas a compra. Os prejuízos alcançados são superiores a R4 140 milhões e possui patrimônio liquido de R$ 200 milhões, o que tem pesado na hora de quitar as dívidas.

Histórico

Fundada em 1949, a Cofco Ltd. tem capital estatal e é a maior importadora e processadora de commodities agrícolas da China. Além do açúcar, realiza nesta frente negócios com soja, milho e trigo. O grupo também atua no ramo imobiliário e em bioenergia. Ao todo, tem nove subsidiárias, entre as quais a Cofco Tunhe, que atua nas áreas de cultivo agrícola, processamento e comercialização de açúcar de beterraba, tomate e frutas. A empresa é a líder na China em processamento de açúcar de beterraba, com 36% da produção do país. São nove fábricas com capacidade total para 500 mil toneladas por ano, vendidas para subsidiárias chinesas de multinacionais como Coca-Cola e Kraft.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.