CI

Chinesa pode ser próxima gigante dos transgênicos

China quer aumentar significativamente a produção, reduzindo a necessidade de importação


Foto: Leonardo Gottems

No momento em que a China, segundo maior produtor mundial de milho, se prepara para abrir esse mercado avaliado em US$ 120 bilhões para sementes geneticamente modificadas (GM), uma empresa se alça como a próxima gigante dos transgênicos: Dabeinong Biotechnology Company. O objetivo pode ser alcançado se os chineses confirmarem a tendência de proibir a entrada das empresas estrangeiras.

A tão esperada abertura da China para o milho GM deverá aumentar significativamente a produção e a produtividade no gigante asiático, reduzindo a necessidade de importação. De acordo com a agência Reuters, esse movimento visa também estimular uma reforma no setor de sementes chinês, qualificado por especialistas da indústria como “caótico e com excesso de oferta”.

Nos novos regulamentos elaborados no mês passado pelo governo chinês ficaram estabelecidos – pela primeira vez – os passos necessários para a aprovação de variedades de milho transgênicas, abrindo caminho para a abertura de mercado no próximo ano. Nas mesmas normativas, porém, Pequim deixou claro que defenderá os players locais em tecnologia de sementes.

Nesse cenário, a Dabeinong é a maior das duas empresas nacionais a ter desenvolvido milho OGM resistente a insetos e tolerante a herbicidas, que inclusive já foi declarado seguro pelo Ministério da Agricultura chinês. “Durante os primeiros dois anos, por sermos pioneiros no mercado e acreditarmos que nossa tecnologia é melhor, teremos dois terços de participação”, disse o CEO da Dabeinong Biotechnology Company, Liu Shi, à Reuters.

Por outro lado, a empresa não ficará sozinha por muito tempo, mesmo que sejam mantidos fora do mercado doméstico os gigantes globais de sementes, como a Corteva e Bayer. A maior concorrente deve ser a Syngenta, terceira maior produtora de sementes da chinesa Sinochem Holdings,.

Outro player desse mercado pode ser a Hangzhou Ruifeng Biotechnology, uma pequena empresa fundada pelo professor universitário Shen Zhicheng. Pequim já aprovou seu milho com eventos de resistência a insetos e tolerância a herbicidas. Por fora corre ainda a Yuan Longping High-tech Agriculture Co Ltd, apoiada pelo conglomerado estatal CITIC, que também está desenvolvendo tecnologias transgênicas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.