CI

Chineses são acusados de roubar tecnologia dos EUA 

Autoridades norte-americanas vêm alertando executivos sobre casos de furtos


Dois pesquisadores agrícolas da China foram acusados, na sexta-feira (03.08) de uma tentativa de roubar segredos comerciais de uma tecnologia de arroz dos Estados Unidos para uso no campo médico e cometer transporte interestadual de propriedade roubada. De acordo com o portal Agriculture.com, a acusação foi feita por um júri dos EUA que indiciou Liu Xuejun e Sun Yue por conspiração. 

Segundo o Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito Oriental de Arkansas, a China vem roubando segredos corporativos dos EUA durante a guerra comercial. Para Diane Upchurch, agente especial encarregada do escritório de campo do FBI em Little Rock, Arkansas, a acusação é muito séria e precisa ser investigada com atenção. "A acusação de hoje de Liu e Sun não deve passar despercebida por aqueles que buscam roubar nossos segredos comerciais e tecnologia", comenta. 

As autoridades policiais do país norte-americano vêm alertando os executivos e agentes de segurança da agricultura para que aumentem a vigilância e denunciem qualquer caso suspeito de fraudes envolvendo produtos agrícolas. Scott Deeter, diretor executivo da Ventria, empresa fabricante das sementes furtadas, reiterou a importância da proteção da propriedade intelectual do produto. "É importante que essa propriedade intelectual seja respeitada e protegida de possíveis ladrões para que a Ventria se sustente e continue a prosperar como empresa", fala. 

Segundo o portal, os advogados dos dois pesquisadores não puderam ser encontrados imediatamente para comentarem sobre o assunto, assim como a embaixada chinesa em Washington. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.