CI

Chove forte em 9 Estados, alerta Defesa Civil

Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Amazonas, São Paulo, Pará, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Na tarde e noite dessa quarta-feira (06), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no centro-norte do Amazonas, inclusive na capital, Manaus. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Nessa quarta-feira (06) e hoje (07), a chuva atingirá o norte e nordeste de Santa Catarina, o Rio Grande do Norte, a faixa entre o litoral e Agreste da Paraíba, o centro-leste do Amapá e nordeste do Pará. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, principalmente no norte e leste do Rio Grande do Norte. No Amapá e Pará, a chuva será acompanhada de descargas elétricas. Em Santa Catarina, não está descartada a ocorrência de granizo localizado e há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora.

Hoje (07) e sexta-feira (08/08), a presença de áreas de instabilidade manterá as condições de pancadas de chuva no centro-sul, leste e nordeste de São Paulo, sul do Mato Grosso e Paraná. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora, especialmente, no norte, centro e leste do Paraná. Nos três Estados, não está descartada a ocorrência de granizo localizado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do MS, SP, PR e SC são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.