CI

Chuva ajuda e atrapalha ao mesmo tempo produtores de soja

Chuvas devem continuar, mas de forma intercalada com poucos dias de sol


As chuvas que ocorreram nos últimos dias nas áreas de atuação da Cooperativa Integrada têm atrasado a semeadura da soja no norte do Paraná. De acordo com o gerente da área técnica da cooperativa, Irineu Baptista, as chuvas devem continuar, mas de forma intercalada com poucos dias de sol.

Tratos culturais - Irineu avalia que seria bom pequenos períodos de estiagem para que os agricultores façam os tratos culturais. No oeste paranaense, a semeadura já encerrou e agora só depende do tempo para fazer os tratos culturais. Na região de Guaíra, os cooperados estão aguardando o tempo abrir desde a semana passada para fazer a primeira aplicação com fungicidas, segundo explica o coordenador técnico Jun Tsukada.

Receio - Ele avalia que o receio é que falte chuvas no final do ano, período em que as plantas estão na fase de enchimento de grãos e, por isso, precisam de mais água.

Alta - A atual safra promete ser alta no Paraná. Informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontam um crescimento de 3% no volume de soja, com uma estimativa de produção de 19,6 milhões de toneladas, ante 19,12 milhões de toneladas referente ao mesmo período da safra anterior.

Área plantada - Com relação à área plantada, não houve alteração no comparativo com o mesmo período do ciclo anterior. Ao todo, foram destinados 5,45 milhões de hectares para a oleaginosa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.