CI

Chuva ajuda lavoura de soja em Chapada (RS)

Chuvas na hora certa estão garantindo o bom desenvolvimento das lavouras


Chuvas na hora certa estão garantindo o bom desenvolvimento das lavouras de soja plantadas no município de Chapada, na região norte do Rio Grande do Sul. Com base nisso, os agricultores fazem as primeiras previsões de produtividade, que esperam ser superiores à safra passada. Com o clima correndo favoravelmente aos investimentos feitos nas lavouras, os cálculos apontam para uma estimativa de 45 a 50 sacas de soja por hectare, cerca de 10% a mais do que a colhida na safra 2005/06.

"Existem lavouras com potencial melhor de produtividade em função dos investimentos de alta tecnologia na hora do plantio. Quem colocou mais recursos com certeza terá um retorno melhor, podendo produzir até 3.600 quilos de soja por hectare", comentou o técnico da Coagril, Evandro Carlos Mattje. Ele alerta que os produtores precisam estar atentos para o surgimento de problemas como a ferrugem, que não tratada pode ocasionar perdas significativas. "Nas variedades de ciclo tardio, a doença pode comprometer até 40% da lavoura, e nas de período mais curto, 20%", explicou Mattje.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.