CI

Chuva ameniza situação das lavouras no Paraná

As chuvas contribuiram para melhorar as condições das lavouras de milho e trigo


As chuvas que atingiram o Estado desde domingo (15-07) já contribuíram para melhorar as condições das lavouras. A estiagem, ocorrida no mês passado, provocou perdas na produção de milho e trigo. Na região de Londrina, o solo estava com déficit hídrico de 70 milímetros, índice que já foi recuperado. Entre domingo e terça-feira (até às 9h) a estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), de Londrina, havia registrado 91,9 milímetros de chuvas. A média histórica do mês é de 59,9 milímetros.

Segundo a pesquisadora de Agrometeorologia, Heverly Moraes, algumas lavouras de milho tiveram danos irreversíveis porque durante a estiagem estavam nas fases de germinação de sementes ou espigamento. Já o trigo será mais beneficiado porque a maioria das lavouras está na fase vegetativa. No mês passado choveu apenas 6 milímetros na região, enquanto a média histórica de junho é de 92,3 milímetros. "O problema é que as chuvas estão distribuídas irregularmente, estão mais concentradas o que atrapalha a agricultura", observa.

Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgado no final do mês passado mostra que 13% da safra estadual de milho já foi perdida. Neste caso, a maior parte da quebra foi causada pelas geadas, que atingiram o Estado entre o final de maio e o início de junho. A estimativa é que colheita de milho safrinha seja de 5.158 milhões de toneladas. Já a produção de trigo será, pelo menos, 4,5% menor do que a estimada inicialmente.

A safra deverá ser de 2.055 milhões de toneladas."As chuvas favorecem o plantio de trigo no Sul do Paraná, uma vez que o prazo estipulado pelo zoneamento é para semeadura até o dia 20. Além disso, as chuvas vão evitar perdas maiores", informa Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Deral. Segundo ele, o órgão deverá divulgar novo levantamento da safra paranaense no final deste mês.

Temperaturas - A chuva deverá dar uma trégua hoje. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que pare de chover entre a madrugada e a manhã de hoje, quando o sol deverá aparecer. Parando a chuva, chega o frio, trazido por uma nova massa de ar frio. Amanhã, a temperatura mínima deverá ser de 9ºC e, a máxima, de 23ºC. Deverá gear em todo o Estado, com exceção da Região Norte. Até sábado as temperaturas deverão ser elevadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.