CI

Chuva anima produtores de arroz gaúchos

O aumento no nível dos reservatórios anima produtores de arroz gaúchos. A água para a próxima safra está praticamente garantida


A chuva dos últimos dias anima os produtores de arroz do Rio Grande do Sul. O nível dos reservatórios aumentou e a água para a próxima safra está praticamente garantida.

O agricultor Domingos Balconi olhou satisfeito para o pluviômetro. O medidor só comprovou o que o experiente agricultor já sabia ao observar os reservatórios. A chuva de 150 milímetros durante o final de semana em Santa Maria recuperou os açudes.

“Com 150 milímetros já temos os açudes praticamente cheios. Então, não tem mais que se preocupar com a estiagem”, disse o agricultor.

Segundo o IRGA, Instituto Rio Grandense do Arroz, a chuva do final de semana fez com que os reservatórios atingissem uma média de 70% da capacidade no município. O plantio nos 9,5 mil hectares deve começar no próximo mês.

Em Santa Maria, metade da área de arroz é irrigada por arroios e rios. Para os agricultores que não contam com reservatórios, a chuva também foi importante. Mas o IRGA destaca uma orientação para eles não sofrerem com a falta de água.

“É importante ele faz um plantio intercalado e plantar em várias épocas para poder ter essa água sempre a disposição. Com o plantio concentrado da mesma época, todo mundo precisa da água na mesma época e acaba faltando”, disse Glênio Picada, agrônomo do IRGA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.