CI

Chuva atrapalha produtores de arroz do Rio Grande do Sul

Segundo o agrônomo responsável pelo Irga em Uruguaiana, Gustavo Hernandes, a precipitação chegou tarde demais


A chuva de ontem (29-03) beneficiou parte da produção na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. No caso do arroz, de acordo com Gustavo Hernandes, agrônomo responsável pelo Irga, em Uruguaiana, a precipitação chegou tarde demais, prejudicando a colheita em andamento. Até agora foram colhidos 60% dos 86,6 mil hectares plantados com o cereal nesta safra nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, percentual normal para a época. O técnico acrescenta que a recomposição das reservas hídricas é fundamental para as safras futuras já que as barragens e mananciais estão com 10% de sua capacidade.

A produtividade do cereal, prevista em oito mil quilos por hectare, deve registrar, em média, 6,5 mil kg/ha, rendimento dentro da média histórica, porém muito distante das estimativas iniciais desta safra. Hernandes disse que os produtores já preparam a área para o próximo plantio, contudo, de forma cautelosa. Já para João Carlos Battassini, agrônomo da Emater, o clima foi excelente, possibilitando o preparo para o cultivo da aveia e do azevém.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.