CI

Chuva beneficia desenvolvimento das pastagens no RS

O clima teve impacto positivo principalmente na Campanha


As precipitações verificadas na última semana em todo o Rio Grande do Sul favoreceram o desenvolvimento das lavouras e das pastagens de inverno. O clima teve impacto positivo principalmente em regiões como a Campanha, que há meses sofre os efeitos da estiagem. As temperaturas se mantiveram amenas, o que também favoreceu a manutenção da umidade adequada no solo e o conforto térmico dos animais, segundo o Informativo Conjuntural, análise semanal das principais culturas e criações divulgado na quarta-feira (23-06) pela Emater/RS-Ascar.

As chuvas dos últimos dias beneficiaram a oferta de pastos e a condição alimentar dos bovinos de leite em todo o Estado. Segundo técnicos da Emater/RS-Ascar, a produção tende a se normalizar nas próximas semanas, quando termina o vazio forrageiro. Mesmo com essas situações, ainda é grande a utilização de alimentação suplementar à base de silagem e feno, o que encarece a produção e diminui a margem de retorno do produtor.

No caso da bovinocultura de corte, o estado corporal dos animais é bom, mas os que estão sendo mantidos em campo nativo estão perdendo peso, principalmente o rebanho de cria. A expectativa é de que comecem agora a ser verificados os efeitos negativos do clima registrado no último ano - inverno rigoroso seguido de estiagem na primavera e no verão. A estimativa é de que haja redução na natalidade de terneiros na primavera. Na região da Campanha, o índice de prenhez está em torno de 45%, 25% do índice verificado em anos normais. Na Fronteira Oeste, este índice está cerca de 50% - uma redução aproximada de 13%.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.