CI

Chuva beneficia lavouras de soja e milho no Paraná


Enquanto a Defesa Civil se prepara para uma possível ocorrência de granizo na região Norte do Paraná, os agricultores comemoram a chegada das chuvas que atingem o Estado desde o último fim de semana. Segundo Charles Fernando Marim Peixoto, técnico agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Londrina, a chuva tem sido excelente para o desenvolvimento das lavouras de soja e milho, que estão em fase de crescimento vegetativo e enchimento de grão, respectivamente.

Peixoto explica que o ideal para a lavoura é receber de 7 a 10 milímetros de água por semana. Com excesso de umidade, a raiz da soja fica superficial e o grão se torna mais sensível a doenças e intempéries, disse. A umidade em excesso causa queda de produção, mas os prejuízos não se comparam aos provocados pela seca. As perdas podem chegar a até 80% da produção em períodos de estiagem, calculou o técnico da Emater.

Peixoto ressalta que na região de Tamarana (62 km ao sul de Londrina), por exemplo, a umidade pode comprometer a colheita do feijão, plantado em agosto do ano passado. Tamarana é o pólo produtor de feijão da região de Londrina, com cerca de 400 pequenos agricultores que cultivam o grão para subsistência, lembrou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.